"Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo."
(Martin Luther King)



Pescaria


Minha família toda, sempre se reuniu para pescar. Aprendemos com meu pai que desde os 5 anos, mais ou menos, já nos levava para pescar aos domingos, lá pelas bandas do Paraiba, logo ali, atrás da Tecelagem Paraiba (hoje Parque da Cidade ou Parque Roberto Burle Marx). Nossa obrigação era preparar/pegar as iscas e arrumar as tralhas.
A medida que fomos crescendo, as pescarias passaram a ser na Região de Paraibuna e outras cidades da Região, sempre de água doce.
Algum tempo depois um grande amigo, Vani (já falecido), cunhado do meu irmão mais velho, nos incentivou a pescar por outras bandas, no caso, pescaria de praia. Algo totalmente desconhecido para a nossa família.
Não é que o povo gostou e aos poucos fomos migrando para a nova pescaria, agora com outras exigências de materiais a iscas.
Em pouco tempo a família toda já estava envolvida neste novo Hobby ao ponto de participarmos dos diversos Torneios que ocorriam no Litoral Norte, patrocinados por empresas da Região e até de fora como Suzano, por exemplo.
A brincadeira ficou séria e criamos uma equipe,

"Equipe Savelha"

com pai, mãe, filhos, noras, netos e primos, tinhamos Logo, uniforme e ficamos conhecidos no meio por usarmos uniformes shorts preto e camisas amarela com o peixe Savelha, fomos os primeiros a usar uniformes com estas cores e ficamos conhecidos como os amarelinhos.
Foram mais de 20 anos, praticando, aprendendo, ensinando e conseguimos colecionar alguns troféus.
Com o falecimento do nosso maior incentivador e capitão da Equipe Savelha, meu Pai, o grupo se esfriou e tivemos poucas participações em Torneios.
Em um dos últimos que participamos, um torneio da ASSEM - Associação dos Servidores da Prefeitura de São José dos Campos, minha mãe, recebeu um Troféu como a pescadora de mais idade do Torneio.

Um detalhe interessante destes torneios: Foi em um deles, em 1988, que a Alaide, que viria a ser minha esposa, foi apresentada a minha família.

"Foram muitas aventuras e muitas histórias vividas neste período, com uma união fantástica de toda a Equipe Savelha"

O mais importante é que foi plantada uma sementinha em nossos filhos e netos, principalmente no que diz respeito ao cuidado com a natureza, praticando o "Pesque e Solte"

Marcenaria


Tudo começou como uma brincadeira que aos poucos foi ficando séria e acabou virando uma paixão.
Uns retalhos de madeira aqui, outro ali, umas sobras de movelaria ou de peças que eram descartadas, como comodas, guarda-roupa e outros, acabaram se transformando em bancos, prateleiras, pequenos móveis e objetos.
Uma ferramenta aqui outra ali e hoje uma pequena oficina com inúmeras ferramentas para uso de Hobby e algumas até semi-profissionais que proporcionam alguma diversão, quando dá tempo.


Escritor


Este era um sonho bem antigo que comecei, parei e recomecei várias vezes, mas nada de concluir, até que na Pandemia, resolvi levar este projeto até o fim.
Assim surgiu este livro onde conto um pouco do que passamos na Pandemia e as dificuldades na Educação nos dias atuais.
Ainda nessa onda de escrever, já temos novos Projetos em andamento, um deles, será escrito por mim e pela minha esposa, este, já esta bem adiantado e estaremos descrevendo um pouco de nossa experiência como Voluntários na Fundação Casa.










"Fotos de familia e amigos"